Notícias

Encontros Estaduais de Salvaguarda da Capoeira no Mato Grosso do Sul

Coordenação Geral de Salvaguarda
Atualizado em 03/09/2018

Os Encontros Estaduais de Salvaguarda da Capoeira no Mato Grosso do Sul tiveram, até o ano de 2018, 05 edições, cada uma referente aos anos 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

O I Encontro Estadual de Salvaguarda da Capoeira no Mato Grosso do Sul ocorreu em Campo Grande, nos dias 23 e 24 de agosto de 2014. Foi organizado pela Superintendência do IPHAN em Mato Grosso do Sul e teve apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, pela Fundação Municipal da Cultura (FUNDAC), além do Museu de Arte Contemporânea (MARCO), sendo que este último cedeu espaço físico para a realização do evento.

Nessa ocasião, houve esforço para compreender o panorama da Capoeira no estado e para criar propostas de ação e apoio aos grupos de detentores, a fim de reuni-las em Plano de Salvaguarda. Ainda foi debatido fomento para a criação de Comitê ou Conselho Gestor para auxiliar na gestão da salvaguarda do bem. Foram discutidas temáticas referentes à aposentadoria para mestres e inclusão da capoeira como modalidade esportiva e manifestação cultural nas escolas do estado.

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2015 houve a segunda edição do Encontro (II Encontro Estadual de Salvaguarda da Capoeira no Mato Grosso do Sul), no Instituto Imaculada Conceição, em Campo Grande. Esse teve apoio novamente do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e visou à constituição do Fórum Estadual da Capoeira, que foi criado a partir desse episódio e começou a articular diversas reuniões em prol da valorização da capoeira no MS desde 2016.

O III Encontro Estadual de Salvaguarda da Capoeira no MS ocorreu em conjunto com o VI Simpósio Estadual de Educação Patrimonial da Fundação de Cultura do Estado MS e aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro de 2016, também em Campo Grande. Teve parceria da Fundação de Cultura de MS e apoios do Instituto Histórico e Geográfico do MS e da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania de MS. Nesse Encontro foi constituído o Plano Estadual de Salvaguarda da Capoeira em MS.

A Superintendência do IPHAN/MS, novamente com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania de MS, promoveu nos dias 04 e 05 de novembro de 2017 o IV Encontro Estadual de Salvaguarda da Capoeira no MS. Houve a sua realização em conjunto com o 7º Escambo Cultural Formação em Expressões Afrodescendentes. A realização dos dois eventos ocorreu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus localizado no município de Aquidauana. Constituiu-se no encontro o Comitê Gestor da Capoeira em MS, contando com cerca de 20 instituições, incluindo universidades, fóruns, sindicatos e fundações de cultura. No mesmo evento, o Fórum Estadual, que completara até então seus 02 primeiros anos de existência, reestruturou sua organização e votou a nova diretoria.

Nos dias 03 e 04 de agosto de 2018, houve o V Encontro Estadual da Salvaguarda da Capoeira no MS. O maior orgulho para a Superintendência do IPHAN/MS foi o fato de ter sido o primeiro encontro exclusivamente organizado pelos capoeiristas, no qual o IPHAN/MS participou na condição de convidado! Junto ao encontro, realizou-se o 8º Escambo Cultural Formação em Expressões Afrodescendentes. Os eventos ocorreram no espaço da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e também contaram com apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania de MS.

Fotos do I, III e V Encontros Estaduais. Acervo Iphan.

Fotos