Notícias

Ciclos de Seminários “Salve a Capoeira"

Coordenação Geral de Salvaguarda
Atualizado em 15/08/2018

De 2013 a 2015, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia realizou dois Ciclos de Seminários “Salve a Capoeira”. Essa ação mobilizou grupos e entidades de Capoeira para organizar seminários, com o objetivo de construir o Plano de Salvaguarda e formar Grupos Territoriais para salvaguarda da capoeira em diversos municípios do Estado da Bahia.

Os Seminários “Salve a Capoeira” foram resultado do Plano de Ação elaborado no final de 2012 pela Superintendência do Iphan na Bahia. Foram realizados quatro encontros no 1º Ciclo de Seminários, em 2013 e 2014, nos municípios de Ilhéus, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, e cinco encontros no 2° Ciclo (2014-2015), nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Lençóis e Eunápolis.

Os encontros reforçaram o protagonismo dos capoeiristas na formulação de políticas públicas para a salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, além de fortalecerem o diálogo do Iphan e outras instituições com capoeiristas da Bahia. Aproximadamente 1.000 capoeiristas, de quase 100 municípios baianos, participaram dos encontros.

Os Grupos Territoriais formados nos seminários são a base da composição do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia.


Legenda: Ciclo de Seminários nos municípios de Feira de Santana e Bom Jesus da Lapa. Fotos do acervo Iphan. 

Fotos